O Sindicato dos Produtores Rurais de Passos (SinRural) recebeu dirigentes de 14 sindicatos rurais de Minas Gerais para uma visita técnica promovida pelo Sistema Faemg/Senar. O encontro, que aconteceu nesta última quarta-feira, 4 de dezembro, teve como objetivo principal fortalecer a atuação sindical no estado, promovendo a troca de experiências e a apresentação de boas práticas de gestão e referência em estrutura.
Em Passos, os dirigentes conheceram todos os setores e operações do SinRural, e foi uma oportunidade de reafirmar o compromisso da instituição com os produtores rurais. “O que vemos aqui no SinRural de Passos é resultado do trabalho visando o fortalecimento do setor rural, fruto de gestões anteriores que iniciaram esse trabalho que vem sendo aprimorado. Hoje, somos citados como referência no estado, o que nos dá muito orgulho e nos deixa empenhados para trabalhar e crescer ainda mais”, declarou Elder Maia, presidente do SinRural.
A iniciativa de reunir os sindicatos também foi destacada por Rogger Coelho, gerente regional do Sistema Faemg Senar. “O principal objetivo da visita foi melhorar a atuação dos sindicatos da região, promovendo a troca de experiências e mostrando casos de sucesso de gestão e de excelência estrutural, como é o caso do Sindicato Rural de Passos, uma instituição grande, forte e que de fato chega ao produtor”, afirmou.
A estrutura e a variedade de serviços oferecidos pelo SinRural surpreenderam os visitantes. “O sindicato de Passos conseguiu criar uma estrutura que se tornou uma verdadeira cidade administrativa do produtor rural. É uma gama tão grande de serviços que o modelo deve ser seguido pelos outros sindicatos de Minas”, disse Denise Cerize, do Sindicato dos Produtores Rurais de São Sebastião do Paraíso. “Eu não imaginava uma estrutura e uma variedade de serviços tão grande, a visita foi uma aula mesmo”, complementou José Luiz Neto, presidente do sindicato de Capetinga.
A visita proporcionou uma mudança de perspectiva para os dirigentes, que reforçaram o símbolo de referência estadual adquirido pelo SinRural e elogiaram o compromisso da instituição com os produtores.
“Os presidentes dos outros sindicatos saem de Passos hoje com outra visão, de que eles podem crescer muito mais e podem ter uma estrutura bem mais ampla depois de ter essa referência”, disse Nilson Campolina, consultor de assistência gerencial do Senar. O consultor Elcio Borges também reforçou o papel do SinRural como referência afirmando que “o sindicato de Passos é uma referência no estado, tanto em termos gerenciais quanto estruturais, por isso promovemos esse encontro aqui. E o evento superou as expectativas”.
A troca de experiências entre os sindicatos evidenciou a força da união e do trabalho coletivo em prol do desenvolvimento rural em Minas Gerais. O evento destacou a importância de cada sindicato buscar inovações e melhorias, sempre com o objetivo de fortalecer o setor e oferecer mais suporte aos produtores. Para o SinRural de Passos, receber dirigentes de tantos sindicatos foi uma oportunidade de compartilhar aprendizados e mostrar que, juntos, é possível alcançar resultados ainda mais significativos para o agronegócio mineiro.
Estiveram presentes os representantes dos sindicatos das cidades de Jacuí, Poço Fundo, Ibiraci, Pimenta, Pains, São João Batista do Glória, São Sebastião do Paraíso, Cássia, São Roque de Minas, Capetinga, Itamoji e Guapé.
Comments