O projeto Realidades do Agro está transformando a percepção dos jovens sobre o campo e o papel essencial do agronegócio na economia brasileira. Em sua mais recente visita, realizada na Fazenda Marruá, alunos do Colégio Tiradentes da Policlínica Militar, de Passos, participaram de uma experiência prática e educativa que mostrou os bastidores da produção rural.
A visita foi realizada na última sexta-feira, 25 de outubro. Com atividades que incluíram desde o manejo de bezerras até a produção sustentável de leite, o projeto expôs os estudantes, do terceiro ano do ensino médio, a uma jornada de conhecimento profundo sobre a agropecuária e sua importância.
A aluna Ana Luiza da Costa Pereira resumiu o impacto da experiência: “Se o trabalho aqui parar, isso pode gerar muitos malefícios para toda a sociedade. Pra toda a população. E não só daqui do Brasil, como de fora também. Então, tem que ter sim projetos como esse, que possam trazer a gente pra cá, nós como alunos, e a gente poder se conscientizar mesmo. Acho que a palavra que resume o que eu quero dizer é a conscientização.”
O projeto é uma iniciativa do SinRural de Passos em parceria com o Sistema Faemg Senar e Sicoob Sarom, e busca também fortalecer a conexão dos jovens com o campo, valorizando a tecnologia e os profissionais que fazem o agronegócio funcionar. “A gente só ama o que a gente conhece”, ressaltou com sabedoria Darlan Esper Kallas, ex-presidente e conselheiro do SinRural, durante a visita.
“O Realidades do Agro mostra a importância do nosso setor e do agronegócio. Hoje, o agro contempla muito mais que apenas produção; é uma força que move o Brasil”, afirmou o gerente regional do Senar, Rogger Miranda Coelho, destacando o propósito do projeto como fundamental na formação dos jovens, independentemente de onde trabalharão no futuro.
“O projeto veio com o intuito de trazer os alunos para essa realidade, para essa vivência, reforçando ainda mais aquilo que a Sarom já vem fazendo, desenvolvendo as comunidades, desenvolvendo o produtor rural,” completou Brenda, gerente de agro do Sicoob Sarom.
TECNOLOGIA
O que mais chamou a atenção do aluno Lucas Pereira Cruz, um dos estudantes participantes, foi o processo tecnológico empregado na Fazenda. “Eu não tinha conhecimento de como era o processo da produção do leite, eu vi que, de fato, é muita tecnologia empregada no processo produtivo. O que eu posso levar pra minha casa, do que aprendi aqui, é a valorização desses profissionais.”
“Precisamos mostrar para os jovens a realidade no nosso agronegócio, a potência que o Brasil tem em tecnologia, qualidade e sustentabilidade. Se o agronegócio brasileiro não estiver bem, nenhuma profissão vai estar”, garante o presidente do SinRural, Elder Maia Reis.
Darlan Esper Kallas, conselheiro do SinRural, reforçou a importância de experiências como essas: “O campo é fértil, a nossa terra é muito generosa e o que os alunos presenciam nessas visitas é de uma grandeza que ninguém tira deles.”
O Realidades do Agro continua a inspirar e educar jovens, fortalecendo o vínculo entre as futuras gerações e o agronegócio, que é essencial para o futuro do Brasil.
Comments